VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

OS CREDORES PODEM TOMAR A HERANÇA QUE ESTOU PARA RECEBER?

Você tem muitas dívidas e está para receber uma herança. Seus credores poderão tomar os bens?

penhora, herança e bem de família

Sim. Os bens da herança podem ser penhorados, na ação de inventário. Isso porque você responde com seus bens. Se não tinha, mas em dado momento recebe uma herança, passará a ter bens que podem ser penhorados.

Suponhamos, então, que você - para que seus credores não recebam tais...
bens -, renuncie à herança. O que acontece?
Os credores podem recebê-la em seu lugar, até onde você receberia. O saldo, se houver, irá para os demais herdeiros.

A Lei 8.00990 (da impenhorabilidade do bem de família) poderia ser aplicada?  

Sim, é claro.
Suponhamos que você tem um imóvel para receber. Mas esse imóvel está ocupado por uma irmã (seus pais falecem e é aberta a ação de inventário). É o único bem que sua irmã tem (50%) para morar.
Aplica-se, pois, a impenhorabilidade do bem de família. Tal impenhorabilidade também poderia ser aplicada se, no caso, fosse o único imóvel seu, utilizado para moradia.


O que pode acontecer?



O imóvel poderia ser penhorado. Sua irmã teria que arguir em Juízo a impenhorabilidade, em Embargos de Terceiro, assim que tentassem a penhora - porque ao juiz não é dado adivinhar que ela mora lá e que é o único imóvel que ela possui. Isso é ônus que cabe a ela.



TJ-RJ - AGRAVO DE INSTRUMENTO AI 176192120128190000 RJ 0017619-21.2012.8.19.0000 (TJ-RJ)

Data de publicação: 02/08/2012
Ementa: AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO DE COBRANÇA. EXECUÇÃO. PENHORA DE IMÓVEL. HERDEIRAS. BEM DE FAMÍLIA. DECISÃO MANTIDA. RECURSO A QUE SE NEGA SEGUIMENTO. 1. Interposição de recurso contra decisão singular que declarou insubsistente a penhora sobre o imóvel recebido por sucessão pelas agravadas, com fundamento na impenhorabilidade do bem defamília. 2. A qualquer tempo pode ser apreciada a questão relativa ao bem defamília, por se tratar de matéria de ordem pública. Precedentes jurisprudenciais. 3. Ostenta o atributo da impenhorabilidade o imóvel residencial próprio destinado à moradia da entidade familiar, consoante a proteção a assegurada pela Lei nº 8.009 /90, havendo elementos probatórios indicativos de tal condição. 4. Manutenção da decisão que tornou insubsistente a penhora à vista dos elementos de prova que demonstram que o bem imóvel deixado pelo de cujos se destina à moradia permanente das herdeiras. 5. Recurso a que se nega seguimento, nos termos do art. 557 , caput, do Código de Processo Civil .

TJ-RS - Apelação Cível AC 70038308326 RS (TJ-RS)

Data de publicação: 20/06/2011
Ementa: APELAÇÃO CÍVEL. EMBARGOS DE TERCEIRO. EXECUÇÃO DE SENTENÇA. DEVEDOR FALECIDO. PENHORA DE IMÓVEL. FILHA DE HERDEIRO.ILEGITIMIDADE ATIVA AFASTADA. BEM DE FAMÍLIA. A impenhorabilidade do bemde família visa à proteção da entidade familiar e, sendo assim, qualquer um dos coabitantes do imóvel está legitimado para opor embargos de terceiro, ante a sua condição de copossuidor do bem e interesse em salvaguardar a residência própria e dos demais familiares. Inteligência dos art. 1.046 , § 1º , do CPC e do art. 1º da Lei 8.009 /90. Apelação provida, de plano.

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SEMPRE É POSSÍVEL MELHORAR

 

Escreva, comente. Se para elogiar, obrigada. Mas posso ter pecado e truncado o texto, cometido algum erro ou deslize (não seria a primeira vez). Comentando ajudará a mim e àqueles que lerão o texto depois de você. Culpa minha, eu sei. Por isso me redimo, agradeço e tentarei ser melhor, da próxima vez. 


 Obrigada pela visita!

QUER RECEBER DICAS? SIGA O BLOG. 

SEJA LEAL. NÃO COPIE, COMPARTILHE.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Respeite o direito autoral.
Gostou? Clique, visite os blogs, comente. É só acessar:

CHAPÉU DE PRAIA

MEU QUADRADO

"CAUSOS": COLEGAS, AMIGOS, PROFESSORES

GRAMÁTICA E QUESTÕES VERNÁCULAS
PRODUÇÃO JURÍDICA
JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS)

e os mais, na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week! 

Maria da Gloria Perez Delgado Sanches

3 comentários:

Junior Lara Campos disse...

Boa Tarde,

Interessante sua matéria, faço uma pergunta: No inventario de meu pai que deixa uma fazenda e atualmente tenho muitos credores e não tendo nenhum imóvel para moradia minha e de minha mulher, quando que requisito ao juiz o bem de família desta área rural para minha moradia e meu sustento, respeitando o modulo rural da região ?

Junior Lara Campos disse...

Boa Tarde,

Interessante sua matéria, faço uma pergunta: No inventario de meu pai que deixa uma fazenda e atualmente tenho muitos credores e não tendo nenhum imóvel para moradia minha e de minha mulher, quando que requisito ao juiz o bem de família desta área rural para minha moradia e meu sustento, respeitando o modulo rural da região ?

Junior Lara Campos disse...

Boa Tarde,

Interessante sua matéria, faço uma pergunta: No inventario de meu pai que deixa uma fazenda e atualmente tenho muitos credores e não tendo nenhum imóvel para moradia minha e de minha mulher, quando que requisito ao juiz o bem de família desta área rural para minha moradia e meu sustento, respeitando o modulo rural da região ?

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
Praia, sol, mar... rios, aves, plantas, flores, frutos... a natureza em todas as potencialidades. O belo, próximo. A segunda cidade mais antiga do Brasil, a Amazônia Paulista, minha paixão.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

Arquivo do blog

VIVER

“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.” (Oscar Wilde)

SONHOS

“Todos os homens sonham, mas não da mesma maneira. Existem aqueles que têm seus sonhos à noite, nos recônditos de suas mentes, e ao despertar, pela manhã, descobrem que tudo aquilo era bobagem. Perigosos são os homens que sonham de dia, porque são capazes de viver seus sonhos de olhos abertos, dispostos a torná-los realidade.” (T. E. Lawrence)