VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

sábado, 9 de junho de 2012

É POSSÍVEL AO LOCADOR PEDIR O IMÓVEL ANTES DE VENCIDO O PRAZO ACORDADO EM CONTRATO DE LOCAÇÃO?

multa por rescisão contratualConforme dispõe o caput do artigo 4º, primeira parte, da Lei nº 8.245, de 18 de outubro de 1991 (Lei do Inquilinato ou das locações urbanas), consideradas as alterações efetuadas pela Lei nº 12.112, de 2009, “durante o prazo estipulado para a duração do contrato, não poderá o locador reaver o imóvel alugado”.
A lei é taxativa: "vigente o contrato por prazo determinado, o locador não poderá reaver o...
imóvel locado". Portanto, se pretender utilizar-se do imóvel, ainda que para uso próprio, terá que aguardar o término do contrato de locação, podendo notificar o inquilino, com o prazo de trinta dias, para desocupação voluntária.
O final do mesmo dispositivo, entretanto, permite ao locatário a devolução do imóvel, ante o pagamento da multa convencionada, proporcionalmente ao período faltante ao término do contrato. Se, entretanto, as partes não tiverem estipulado multa para a rescisão, o locador poderá ingressar com uma ação, para que seja arbitrada esta arbitrada.
O parágrafo único da mesma lei ressalva que, se o motivo determinante da rescisão é a transferência, pelo empregador do locatário, que ocupa cargo ou emprego, privado ou público, para prestar serviços em localidade diversa daquela do início do contrato, ficará o inquilino dispensado do pagamento da multa, se notificar o locador, por escrito, com antecedência mínima de trinta dias.
Dessa forma, o locatário poderá, por exceção, em caso de transferência por motivo de trabalho, eximir-se do pagamento da multa contratual pela rescisão do contrato locatício.
De toda forma, ainda que a lei disponha em contrário, no sentido de o locador retomar o imóvel locado, podem – repito: podem – locador e locatário acordar a rescisão, mesmo vigente o contrato. Nesse caso, a multa contratual e o prazo para a desocupação do imóvel devem ser estipuladas por consenso.

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SEMPRE É POSSÍVEL MELHORAR

 

Escreva, comente. Se para elogiar, obrigada. Mas posso ter pecado e truncado o texto, cometido algum erro ou deslize (não seria a primeira vez). Comentando ajudará a mim e àqueles que lerão o texto depois de você. Culpa minha, eu sei. Por isso me redimo, agradeço e tentarei ser melhor, da próxima vez. 


 Obrigada pela visita!

QUER RECEBER DICAS? SIGA O BLOG. 

SEJA LEAL. NÃO COPIE, COMPARTILHE.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Respeite o direito autoral.
Gostou? Clique, visite os blogs, comente. É só acessar:

CHAPÉU DE PRAIA

MEU QUADRADO

"CAUSOS": COLEGAS, AMIGOS, PROFESSORES

GRAMÁTICA E QUESTÕES VERNÁCULAS
PRODUÇÃO JURÍDICA
JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS)

e os mais, na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week! 

Maria da Gloria Perez Delgado Sanches

4 comentários:

Anônimo disse...

Meu inquilino saiu deixando débitos de aluguel, água e energia. Há como responsabiliza-lo pelo débito perante a SABESP de modo a religar a água? Possuo contrato de locação e termo de entrega das chaves. A conta de águia em questão não esta em nome dele e sim de algum conhecido dele grato Sergio

Anônimo disse...

Boa noite e parabéns pelo blog. Estou morando num apto do cdhu de aluguel quero entregar o imovel e a imobiliaria exigiu a multa mas o contrato que assinei esta no nome de outra pessoa que nao e dona do imovel isso tem validade legal?
Ana

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Boa noite, Ana!

A multa devida é aquela proporcional aos meses que faltam para completar o período de locação previsto no contrato.
Como exemplo, podemos tomar um contrato de trinta meses, com multa de três meses. No caso, você deve multiplicar o número de meses que faltam para completar o período por 10% do valor do aluguel mensal. Simples assim.
Quanto a ser o locador dono ou não do imóvel, é questão alheia ao contrato de locação. Basta que o locador tenha a posse do imóvel, seja seu possuidor.
Um abraço, boa sorte e escreva, se e quando precisar, ok?
Faça uma visita aos blogs. Terei prazer em recebê-la. Seja uma seguidora. http://gramaticaequestoesvernaculas.blogspot.com/
http://mg-perez.blogspot.com.br/
http://producaojuridica.blogspot.com/
e outros mais, em https://plus.google.com/100044718118725455450/about
Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Maria da Glória Perez Delgado Sanches

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, Sergio, boa noite!

Se a conta de água estivesse em nome dele, seria ele o responsável pelo pagamento. Como não é o caso, cabe a você fazer o pagamento e cobrar de seu inquilino.
Se ele não pagar, pode ajuizar uma ação, possível no Juizado Especial Cível.
Não é necessário contratar advogado nem pagar custas. Saiba mais acessando JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS, em http://juizadodepequenascausas.blogspot.com.br/.
Um abraço, boa sorte e escreva, se e quando precisar, ok?
Faça uma visita aos blogs. Terei prazer em recebê-lo. Seja um seguidor. http://gramaticaequestoesvernaculas.blogspot.com/
http://mg-perez.blogspot.com.br/
http://producaojuridica.blogspot.com/
e outros mais, em https://plus.google.com/100044718118725455450/about
Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Maria da Glória Perez Delgado Sanches

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
Praia, sol, mar... rios, aves, plantas, flores, frutos... a natureza em todas as potencialidades. O belo, próximo. A segunda cidade mais antiga do Brasil, a Amazônia Paulista, minha paixão.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

Arquivo do blog

VIVER

“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.” (Oscar Wilde)

SONHOS

“Todos os homens sonham, mas não da mesma maneira. Existem aqueles que têm seus sonhos à noite, nos recônditos de suas mentes, e ao despertar, pela manhã, descobrem que tudo aquilo era bobagem. Perigosos são os homens que sonham de dia, porque são capazes de viver seus sonhos de olhos abertos, dispostos a torná-los realidade.” (T. E. Lawrence)