VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

EXTINGUIR O PROCESSO COM JULGAMENTO DO MÉRITO: Significado e possibilidade de repropositura da ação, por pedidos diferentes.

Existe julgamento o mérito quando o juiz acolhe ou rejeita o pedido do autor da ação (aquele que pede, que ajuíza a ação).
O Poder Judiciário é inerte. Significa que ele não age, não atua, se não houver uma lide, uma demanda.
Quando você entra com um pedido em juízo, submete sua vontade (e a do réu) a um julgamento, e o julgamento, se disser que você tem ou não razão, é o mérito: o julgamento do pedido procedente ou improcedente.
É o que ocorre, também, quando o juiz reconhece a prescrição ou a decadência. Isso porque com o julgamento do mérito faz-se coisa julgada material e, com isso, não se pode mais (clique em "mais informações" para ler mais)
repropor a ação: as mesmas partes, o mesmo pedido e a mesma causa de pedir.
Se forem diferentes as partes (autor e réu), o pedido (indenização por danos morais, indenização por danos materiais, obrigação de fazer tal ou qual coisa) ou a causa de pedir, estaremos diante de outra ação, e é possível a repropositura.
Imagine que você ajuizou uma ação para pedir a reparação dos danos ocasionados por um acidente de veículos e o réu foi condenado a pagar R$ 1.500,00, referente aos danos ocasionados ao veículo.
Você não incluiu o pedido de indenização por danos morais, porque o réu, por ocasião do acidente, o humilhou publicamente. O juiz, entretanto, não pode dar além do que foi pedido. Depois da condenação, você resolve entrar com outra ação, pleiteando a indenização. É possível.
Suponhamos, ainda, que você é taxista, e não incluiu nos danos materiais (o que perdeu ou deixou de ganhar) os dias parados. Também é possível, porque são pedidos diferentes.
Se o juiz não analisar o mérito, porque você desistiu da ação, porque o juízo é incompetente ou porque o réu não é citado, por exemplo, você pode repropô-la (o mesmo pedido, a mesma causa de pedir e as mesmas partes), até instruindo melhor o novo pleito (com melhores argumentos e mais provas). Por essa razão nem sempre é mau negócio desistir da ação, enquanto o direito não estiver prescrito.
Seja leal. Respeite os direitos autorais. 
Faça uma visita aos blogs. Terei prazer em recebê-lo. Seja um seguidor. Para acompanhar as publicações, clique na caixa “notifique-me”:
Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week!

Maria da Glória Perez Delgado Sanches

Nenhum comentário:

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
Praia, sol, mar... rios, aves, plantas, flores, frutos... a natureza em todas as potencialidades. O belo, próximo. A segunda cidade mais antiga do Brasil, a Amazônia Paulista, minha paixão.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

Arquivo do blog

VIVER

“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.” (Oscar Wilde)

SONHOS

“Todos os homens sonham, mas não da mesma maneira. Existem aqueles que têm seus sonhos à noite, nos recônditos de suas mentes, e ao despertar, pela manhã, descobrem que tudo aquilo era bobagem. Perigosos são os homens que sonham de dia, porque são capazes de viver seus sonhos de olhos abertos, dispostos a torná-los realidade.” (T. E. Lawrence)