VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

TRIAGEM FARMACÊUTICA: SOLUÇÃO EFICAZ PARA O FORNECIMENTO DE REMÉDIOS PELO ESTADO

  Comunicação Social TJSP
Curso especialização em Direito Civil, na Escola Paulista de Magistratura. Na última terça-feira, nosso professor-tutor, o juiz Rodrigo Augusto de Oliveira, informou: a exemplo do que já acontece na capital, em Santo André foi implantado o Setor de Triagem Farmacêutica nas Varas da Fazenda. O que isso pode melhorar a vida do cidadão?
Para que os remédios sejam adquiridos em condições vantajosas é preciso que (clique em "mais informações" para ler mais)

o Estado adquira o produto em quantidade. 
Juízes não são médicos. Mas acabam determinando que remédios ou equipamentos descritos nos pedidos judiciais sejam fornecidos. Exatamente como descritos.
Por conta de milhares ações, o Estado é obrigado a ceder medicamentos. E deve ter em estoque centenas de medicamentos (ou equipamentos) similares, com o mesmo princípio ativo, desnecessariamente.
O prazo de validade vence; é preciso mais espaço para armazenamento; este ou aquele laboratório é indicado, independentemente da melhor qualidade do produto; nosso dinheiro é desperdiçado. Estão estocadas dezenas de remédios com o princípio ativo da aspirina, apenas para que seja citado um exemplo.
Mais uma vez: juízes não são médicos. E por esse motivo ficam restritos ao que o profissional, no pedido inicial, indicar.
Foi criado, em São Paulo, o Setor de Triagem Farmacêutica, composto por uma equipe multidisciplinar: médicos e especialistas analisam o pedido e indicam remédios ou equipamentos que atendem as necessidades, no caso concreto. A avaliação é analisada pelo médico do paciente. Na recusa, a equipe médica do Setor de Triagem reavalia o entendimento do profissional eleito pelo paciente e, justificadamente, fornece seu parecer.
O Setor de Triagem não é subordinado ao Estado, não emite a opinião "do Estado", mas a de profissionais envolvidos, que devem se reportar, motivadamente, ao juiz da Vara da Fazenda.
Com maior segurança podem agora os juízes - de São Paulo e, agora, de Santo André - determinar que tal ou qual medicamento (independentemente de marca) seja fornecido.
Mais: os remédios são disponibilizados antes mesmo que o pedido se transforme em uma ação judicial. 
Isso é bom para o paciente, que é atendido mais rapidamente, e para toda a comunidade.

Seja leal. Respeite os direitos autorais. 
Conheça mais. Siga os blogs e faça uma visita. Terei prazer em recebê-lo: artigos e anotações sobre questões de Direito, dúvidas sobre Português, poemas e crônicas ("causos"): https://plus.google.com/100044718118725455450/about.
Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar. 

Maria da Glória Perez Delgado Sanches

6 comentários:

Anônimo disse...

lá Tenho um caso de trafico de drogas , condenação de 5 anos e 10 meses o réu é reincidente gostaria de entrar com HC para que possa ou diminuir a pena , ou ele possa montar beneficio para ter acesso a saidinha em datas comemorativas , gostaria de uma ajuda de um adv de preferencia do estado

Anônimo disse...

Comprei um purificador de água com vendedor de porta em porta . Não fiquei com nota fiscal e nenhum comprovante da compra. paguei com cartão de credito. Já estou na 5a.parcela e o produto não foi entregue até hoje . NA ocasião do vencimento do 3a. parcela fui até o endereço da empresa disse que CANCELASSEM A MINHA COMPRA. a FUNCIONARIA EMITIU UM DOCUMENTO ( ASSINOU E CARIMBOU \DATOU ) UMA "DECLARAÇÃO DE CANCELAMENTO" . porém AS PARCELAS CONTINUAM A CAIR NO CARTÃO DE CRÉDITO. Data da compra 09\09\2014 EM 10 PARCELAS DE 79,90 TOTAL DA COMPRA r$. 799,00 . Após tanta dor de cabeça, quero solicitar no JEC que me devolvam a quantia que paguei . Gostaria saber se posso e se vale a pena eu entrar com um pedido de danos morais e materiais

Anônimo disse...

Boa tarde, fiz uma compro de um imóvel como a construtora Brookfild Incorporações, onde o mesmo esta com entrega ( em contrato) para o mês de junho 2015, mas já foi informada que a entrega esta prevista para Janeiro 2016, mesmo com a clausula no contrato informando o período de atraso de 180 dias, posso recorrer? Fico no aguardo Erika

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, Erika, boa noite!

Você pode cobrar a multa estipulada em contrato e, se o caso, aluguéis ou mais despesas que tenha despendido e, inclusive, danos morais.
O mais acertado é aguardar a entrega do apartamento e conversar com um advogado de sua confiança.
Um abraço e boa sorte.
Seja leal. Respeite os direitos autorais.
Faça uma visita aos blogs. Terei prazer em recebê-la. Seja uma seguidora. Para acompanhar as publicações, clique na caixa “notifique-me”:
http://gramaticaequestoesvernaculas.blogspot.com/
http://mg-perez.blogspot.com.br/
http://producaojuridica.blogspot.com/
e outros mais, em https://plus.google.com/100044718118725455450/about
Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.

Maria da Glória Perez Delgado Sanches

maria da gloria perez delgado sanches disse...

"Tenho um caso de trafico de drogas , condenação de 5 anos e 10 meses o réu é reincidente gostaria de entrar com HC para que possa ou diminuir a pena , ou ele possa montar beneficio para ter acesso a saidinha em datas comemorativas , gostaria de uma ajuda de um adv de preferencia do estado"


Condenado por crime hediondo não recebe benefício como “saidinha”. Por bom comportamento carcerário, pode obter a progressão de regime: após o cumprimento de 2/5 da pena, se primário, e 3/5, se reincidente. Como é reincidente, vale a segunda alternativa.
Apenas então pode-se pensar em habeas corpus.
Um abraço e boa sorte.

maria da gloria perez delgado sanches disse...

"Comprei um purificador de água com vendedor de porta em porta . Não fiquei com nota fiscal e nenhum comprovante da compra. paguei com cartão de credito. Já estou na 5a.parcela e o produto não foi entregue até hoje . NA ocasião do vencimento do 3a. parcela fui até o endereço da empresa disse que CANCELASSEM A MINHA COMPRA. a FUNCIONARIA EMITIU UM DOCUMENTO ( ASSINOU E CARIMBOU \DATOU ) UMA "DECLARAÇÃO DE CANCELAMENTO" . porém AS PARCELAS CONTINUAM A CAIR NO CARTÃO DE CRÉDITO. Data da compra 09\09\2014 EM 10 PARCELAS DE 79,90 TOTAL DA COMPRA r$. 799,00 . Após tanta dor de cabeça, quero solicitar no JEC que me devolvam a quantia que paguei . Gostaria saber se posso e se vale a pena eu entrar com um pedido de danos morais e materiais"

Você pode ajuizar o pedido e, é claro, vale a pena. Os danos materiais são devidos, mas os morais ficarão a critério do juiz. O simples descumprimento de um contrato não justifica o pedido de danos morais. Entretanto, é o caso concreto que exporá se houve ou não tal dano, fundamentado na perda de tempo do consumidor.
Um abraço e boa sorte.

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
Praia, sol, mar... rios, aves, plantas, flores, frutos... a natureza em todas as potencialidades. O belo, próximo. A segunda cidade mais antiga do Brasil, a Amazônia Paulista, minha paixão.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

Arquivo do blog

VIVER

“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.” (Oscar Wilde)

SONHOS

“Todos os homens sonham, mas não da mesma maneira. Existem aqueles que têm seus sonhos à noite, nos recônditos de suas mentes, e ao despertar, pela manhã, descobrem que tudo aquilo era bobagem. Perigosos são os homens que sonham de dia, porque são capazes de viver seus sonhos de olhos abertos, dispostos a torná-los realidade.” (T. E. Lawrence)