VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

O sistema de cotas apenas endossa o mau ensino, no país das mil raças entrelaçadas. Soluções existem. Falta boa vontade.

A princípio, parece-me justo resgatar a dignidade de um povo que foi aviltado em sua dignidade, com a tomada à força de sua liberdade, religiosidade e sua identidade com a nação de origem.

Mas a cultura segregacionista, nos moldes da americana, não foi aplicada no Brasil.
Temos um passado de miscigenação, de entrelaçamento dos povos, que fizeram o país que conhecemos.

Se segregamento existe, é em face do pobre, e não em virtude da cor da pele.

Porque tem menos oportunidades aquele que estudou nas escolas públicas do Brasil moderno. Escolas sucateadas, com professores desmotivados e mal preparados. Esse alguém que mora no subúrbio, gasta uma hora e meia para chegar ao trabalho e recebe um salário-mínimo por mês.

Ainda que consiga freqüentar um curso superior, terá inevitavelmente um rendimento menor do que os colegas bem nutridos, com tempo para o estudo e o ócio.


Temos advogados, juízes, promotores, industriais, médicos e esportistas, negros. Seus filhos poderão herdar a cor. Teriam essas crianças mais direitos do que os brancos que moram na periferia e cursam o ensino público? Poderíamos então pensar, para o critério de admissão, dois requisitos: o racial e o cursar a escola pública.

Já foi mais do que provado que pertencemos à mesma raça. Por outro lado, se pensarmos a questão da pele, como resolver a questão de irmãos, em que um é branco e o outro, negro? Absolutamente provável, segundo a ciência e estudado nos bancos escolares, ainda no ensino fundamental.

Por último, em sendo todas as questões acima propostas resolvidas, igualmente seria inadmissível o sistema de cotas. Se por um lado, seria endossar a falta de estrutura e o mau ensino que o governo tem fornecido à população, por outro, cometeríamos o ferimento de princípios constitucionais, tanto relativamente à adoção de uma atitude nitidamente racista quanto afrontando a dignidade da pessoa humana – bem assim dos não beneficiados pelo sistema de cotas e como pelos segregados pela nova sistemática.

Concluindo, é possível afirmar que a medida defendida pelo governo é demagógica e falaciosa. Não resolve o problema, que não pretende resolver. Uma política afirmativa seria fornecer bons cursos preparatórios para os vestibulares, destinados aos alunos do ensino público. Distribuídos de modo a que toda a população de baixa renda tivesse acesso. Seria uma solução. Se o governo, realmente, quisesse resolver o problema do ingresso das minorias (em tão grande número, pois, não?) às escolas de excelência.

Seja leal. Respeite os direitos autorais: se reproduzir, cite a fonte.

Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week!
Comente, divulgue, assine. Será sempre bem recebido!
Conheça mais. Faça uma visita aos blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, dúvidas sobre Português, poemas e crônicas ("causos"): https://plus.google.com/100044718118725455450/about.
Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.

Maria da Glória Perez Delgado Sanches
Membro Correspondente da ACLAC – Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo, RJ.

Nenhum comentário:

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
Praia, sol, mar... rios, aves, plantas, flores, frutos... a natureza em todas as potencialidades. O belo, próximo. A segunda cidade mais antiga do Brasil, a Amazônia Paulista, minha paixão.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

Arquivo do blog

VIVER

“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.” (Oscar Wilde)

SONHOS

“Todos os homens sonham, mas não da mesma maneira. Existem aqueles que têm seus sonhos à noite, nos recônditos de suas mentes, e ao despertar, pela manhã, descobrem que tudo aquilo era bobagem. Perigosos são os homens que sonham de dia, porque são capazes de viver seus sonhos de olhos abertos, dispostos a torná-los realidade.” (T. E. Lawrence)