VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

sexta-feira, 26 de maio de 2017

POLÍTICOS, AGORA, DEVEM PAGAR CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA

Políticos, agora, devem pagar contribuição previdenciária.

A tese, fixada quinta-feira (25) pelo STF em recurso extraordinário do Estado de Goiás contra a União, obriga os entes políticos a pagar contribuição previdenciária:
"Incide contribuição previdenciária sobre os rendimentos pagos aos exercentes de mandados eletivos decorrentes da prestação de serviços...
à União, aos Estados e ao DF, ou a municípios após o advento da lei 10.887/04, desde que não vinculados a regime próprio de previdência."
Ante a crise econômica e política que assola o país, aguarda votação no Congresso mudança nas regras da Previdência Social, com ênfase na aposentadoria.


GOSTOU? COMPARTILHE.

Os agentes políticos - leia-se vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, prefeitos, governadores e presidente - ganham muito, consideradas as subvenções diretas e indiretas e não contribuem para a previdência, apesar de, segundo as regras vigentes até hoje, aposentarem-se os agentes do Legislativo no segundo mandato - o que se espera seja alterado com a reforma da previdência.
O ministro Dias Toffoli, relator, votou pelo desprovimento do recurso, de nº 626.837, no qual o Estado de Goiás questionava acórdão que entendeu ser exigível dos agentes políticos a contribuição desde o advento da Lei nº 10.887/04. O recorrente fundamentava-se na Constituição Federal, alterada pela Emenda Constitucional nº 20/98, sob o argumento de que a contribuição social seria exigível apenas do empregado pelo empregador, sobre salários e serviços.

SEJA LEAL. NÃO COPIE, COMPARTILHE.

Relator do voto, o ministro Dias Toffoli foi seguido por Luiz Fux, Lewandowski, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Lewandowski, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Cármen Lúcia. 
O ministro Luiz Fux registrou que os agentes políticos recentemente passaram a ter vários direitos, a partir de decisão do Tribunal Maior, antes garantidos apenas aos trabalhadores, como férias e 13º  salário. Se passaram eles a ter direito aos bônus, nada mais lógico do que arcarem, também, com os ônus.
Fundamentou ainda a decisão a mesma EC 20/98, desde que a edição da Lei nº 10.887/04 e a alteração do art. 12 da Lei que regula o regime jurídico dos servidores públicos civis da União deixou claro ser devida a contribuição discutida.
Estados pedem água - ou socorro - e elevam os descontos do funcionalismo a 14% e a manutenção do status quo, relativamente àqueles que fazem as leis, inclusive para si mesmos, chega a ser vergonhosa.

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SEMPRE É POSSÍVEL MELHORAR

 

Escreva, comente. Se para elogiar, obrigada. Mas posso ter pecado e truncado o texto, cometido algum erro ou deslize (não seria a primeira vez). Comentando ajudará a mim e àqueles que lerão o texto depois de você. Culpa minha, eu sei. Por isso me redimo, agradeço e tentarei ser melhor, da próxima vez. 


 Obrigada pela visita!

QUER RECEBER DICAS? SIGA O BLOG. 

SEJA LEAL. NÃO COPIE, COMPARTILHE.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Respeite o direito autoral.
Gostou? Clique, visite os blogs, comente. É só acessar:

CHAPÉU DE PRAIA

MEU QUADRADO

"CAUSOS": COLEGAS, AMIGOS, PROFESSORES

GRAMÁTICA E QUESTÕES VERNÁCULAS
PRODUÇÃO JURÍDICA
JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS)

e os mais, na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week! 
Maria da Gloria Perez Delgado Sanches

Nenhum comentário:

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
Praia, sol, mar... rios, aves, plantas, flores, frutos... a natureza em todas as potencialidades. O belo, próximo. A segunda cidade mais antiga do Brasil, a Amazônia Paulista, minha paixão.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

Arquivo do blog

VIVER

“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.” (Oscar Wilde)

SONHOS

“Todos os homens sonham, mas não da mesma maneira. Existem aqueles que têm seus sonhos à noite, nos recônditos de suas mentes, e ao despertar, pela manhã, descobrem que tudo aquilo era bobagem. Perigosos são os homens que sonham de dia, porque são capazes de viver seus sonhos de olhos abertos, dispostos a torná-los realidade.” (T. E. Lawrence)