VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

terça-feira, 4 de março de 2014

COMO OBTER CERTIDÕES (NASCIMENTO, CASAMENTO, ÓBITO) PELA INTERNET

como obter certidões pela internet
Você pode obter a segunda via de certidão (de nascimento, casamento, óbito) sem sair de casa, por e-mail ou pelo correio.
Isso é possível porque os cartórios de registro civil estão interligados pelo sistema digital.
Para obter a certidão, basta acessar o site da Arpen. Em São Paulo, http://www.registrocivil.org.br/principal/certidaoSolicitarEntrar.cfm.
Preencha todos os campos do formulário, com especial atenção ao...
endereço (se pretende receber a certidão pelo correio tradicional) e ao endereço e-mail (se deseja receber o documento pelo correio eletrônico).
É preciso indicar o livro, folha (ou folhas) e número do registro. Nas Cédulas de Identidade (RG) esses números estão gravados na face que indica os dados pessoais (número do documento, nome, filiação), no campo "documento de origem".
Confira as informações e pague. Hoje, em São Paulo, o valor para a obtenção de certidão é de R$ 24,10. Caso o registro tenha averbações (separação, reconciliação, divórcio etc.), o valor da certidão é acrescido em R$ 12,05 para cada averbação. 

GOSTOU? COMPARTILHE.

Você pode optar pelo pagamento por boleto bancário ou cartão de crédito. Se escolher a primeira alternativa, a liberação somente ocorrerá 48 horas após o pagamento; se prefere pagar por cartão de crédito, a liberação é automática.
É possível - se você mora em um estado da federação e pretende uma certidão de outro estado - consultar, no site da Arpen-SP, os cartórios interligados (hoje, Acre - Amazonas - Ceará - Espírito Santo - Maranhão - Mato Grosso - Pernambuco - Rondônia - Santa Catarina - Tocantins: http://www.arpensp.org.br/principal/index.cfm?tipo_layout=SISTEMA&url=oficios_visualizar.cfm
De todo modo, os Correios prestam o mesmo serviço de fornecimento de segunda via de certidões (independentemente do estado em que você mora e daquele que pretende a certidão), bastando preencher o formulário disponível na internet, no endereço: http://www.cartoriopostal.com.br/certidao/2/certidao-de-nascimento.
Os serviços são em verdade prestados pela Cartório Postal, uma empresa de intermediação cartorária em convênio com os Correios.
Entre os principais serviços estão: busca de 2ª via de certidões (nascimento, casamento, óbito); pesquisa patrimonial (imóvel e veículo); encaminhamento de títulos para protesto (cheques, notas promissórias, duplicatas etc.); reabilitação de crédito; regularização de imóveis; matrícula atualizada de imóveis; cidadania; pasta pronta (todos os documentos e procedimentos necessários para o processo de compra e venda, financiamento e consórcios); entre outros.

Assim, para conseguir a segunda via de documentos você pode ir diretamente a uma agência dos Correios,  solicitar a segunda por telefone (ligando para a SISTECART, no telefone (11) 3242-8332) ou preencher o formulário on line nos endereços acima indicados (ARPEN ou Cartório Postal). 

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SEMPRE É POSSÍVEL MELHORAR

 

Escreva, comente. Se para elogiar, obrigada. Mas posso ter pecado e truncado o texto, cometido algum erro ou deslize (não seria a primeira vez). Comentando ajudará a mim e àqueles que lerão o texto depois de você. Culpa minha, eu sei. Por isso me redimo, agradeço e tentarei ser melhor, da próxima vez. 


 Obrigada pela visita!

QUER RECEBER DICAS? SIGA O BLOG. 

SEJA LEAL. NÃO COPIE, COMPARTILHE.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Respeite o direito autoral.
Gostou? Clique, visite os blogs, comente. É só acessar:

CHAPÉU DE PRAIA

MEU QUADRADO

"CAUSOS": COLEGAS, AMIGOS, PROFESSORES

GRAMÁTICA E QUESTÕES VERNÁCULAS
PRODUÇÃO JURÍDICA
JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS)

e os mais, na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week! 

Maria da Gloria Perez Delgado Sanches

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu preciso da segunda via da minha certidão de casamento. É só entrar na internet?
Leda Maria

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Leda, boa noite!

Para obter a certidão pela internet é preciso acessar o site da Arpen, preencher o formulário e pagar a taxa.
Em 48 horas, após a liberação do pagamento, você receberá, em seu e-mail, a certidão.
Um abraço e boa sorte. Quando e se precisar, escreva, ok?
Conheça mais. Faça uma visita aos blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, dúvidas sobre Português, poemas e crônicas ("causos"): https://plus.google.com/100044718118725455450/about.
Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.

Maria da Glória Perez Delgado Sanches

alemanh6 disse...

legal miga.;;
eu tenho que ter a 2ª via da certidão de nascimento
mas, tem que ser de minas erá que da certo tbem eu sou de sampa
de um estaado para o outro é o msm preço tbem?

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, Isa, boa noite!
No site da Arpen-SP você pode consultar os cartórios interligados (hoje, Acre - Amazonas - Ceará - Espírito Santo - Maranhão - Mato Grosso - Pernambuco - Rondônia - Santa Catarina - Tocantins: http://www.arpensp.org.br/principal/index.cfm?tipo_layout=SISTEMA&url=oficios_visualizar.cfm
De todo modo, os Correios prestam o mesmo serviço de fornecimento de segunda via de certidões, bastando preencher o formulário disponível na internet, no endereço: http://www.cartoriopostal.com.br/certidao/2/certidao-de-nascimento.
Os serviços são prestados pela Cartório Postal, uma empresa de intermediação cartorária que presta serviços em convênio com os Correios.
Entre os principais serviços estão: busca de 2ª via de certidões (nascimento, casamento, óbito); pesquisa patrimonial (imóvel e veículo); encaminhamento de títulos para protesto (cheques, notas promissórias, duplicatas etc); reabilitação de crédito; regularização de imóveis; matrícula atualizada de imóveis; cidadania; pasta pronta (todos os documentos e procedimentos necessários para o processo de compra e venda, financiamento e consórcios); entre outros.
Para conseguir a segunda via de documentos você pode ir diretamente a uma agência dos Correios, solicitar a segunda por telefone (ligando para a SISTECART, no telefone (11) 3242-8332) ou preencher o formulário on line no endereço acima indicado.
Gostei da pergunta. Vou incrementar a postagem.
Um abração!!!!

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
Praia, sol, mar... rios, aves, plantas, flores, frutos... a natureza em todas as potencialidades. O belo, próximo. A segunda cidade mais antiga do Brasil, a Amazônia Paulista, minha paixão.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

Arquivo do blog

VIVER

“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.” (Oscar Wilde)

SONHOS

“Todos os homens sonham, mas não da mesma maneira. Existem aqueles que têm seus sonhos à noite, nos recônditos de suas mentes, e ao despertar, pela manhã, descobrem que tudo aquilo era bobagem. Perigosos são os homens que sonham de dia, porque são capazes de viver seus sonhos de olhos abertos, dispostos a torná-los realidade.” (T. E. Lawrence)