Fundamentou a consulta: "a) a análise judicial dos requisitos formais do testamento ocorre quando do julgamento da ação de abertura, registro e cumprimento de testamento; b) o Tabelião...
verifica se a partilha é efetivada dentro dos parâmetros legais, de modo que tem condições de avaliar se houve o cumprimento da real vontade do testador".
Em consulta de 2014 foi rejeitada a possibilidade, ainda que todos os herdeiros fossem capazes e estivessem de acordo com a partilha, e ainda não havendo fundação (Processo 2014/62010).verifica se a partilha é efetivada dentro dos parâmetros legais, de modo que tem condições de avaliar se houve o cumprimento da real vontade do testador".
GOSTOU?
COMPARTILHE.
Art. 610. Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial. § 1 Se todos forem capazes e concordes, o inventário e a partilha poderão ser feitos por escritura pública, a qual constituirá documento hábil para qualquer ato de registro, bem como para levantamento de importância depositada em instituições financeiras.
Segundo o caput, o inventário deve ser judicial em dois casos: havendo interessado incapaz ou testamento.
Quando houver o interesse de incapazes, a restrição é lógica: deve haver o acompanhamento pelo Ministério Público e um processo judicial, tendo em vista a hipossuficiência de um dos interessados.
No caso da existência de testamento, há muito ficou assentada a natureza administrativa da atividade, que não encerra a entrega da jurisdição, mas mera formalidade, sem função judiciária.
No caso de partes concordes e capazes, a leitura do §1º, do art. 610 do CPC pressupõe que o legislador abriu tal possibilidade, ainda que haja testamento a cumprir, constituindo a escritura pública título hábil para o registro imobiliário.
Se a medida cumprirá o objetivo de descongestionar o Judiciário, teremos que esperar para ver. Em juízo é possível, diferente do que ocorre com os cartórios extrajudiciais, a justiça gratuita, inclusive sem o pagamento de honorários advocatícios, se assistido pela Defensoria Pública.
DEIXE SEU
COMENTÁRIO. SEMPRE É POSSÍVEL MELHORAR
Escreva, comente. Se para
elogiar, obrigada. Mas posso ter pecado e truncado o texto, cometido algum erro
ou deslize (não seria a primeira vez). Comentando ajudará a mim e àqueles que
lerão o texto depois de você. Culpa minha, eu sei. Por isso me redimo, agradeço
e tentarei ser melhor, da próxima vez.
Obrigada
pela visita!
QUER RECEBER
DICAS? SIGA O BLOG.
SEJA LEAL. NÃO
COPIE, COMPARTILHE.
TODOS OS
DIREITOS RESERVADOS
Respeite o
direito autoral.
Gostou?
Clique, visite os blogs, comente. É só acessar:
CHAPÉU DE PRAIA
MEU QUADRADO
"CAUSOS":
COLEGAS, AMIGOS, PROFESSORES
GRAMÁTICA
E QUESTÕES VERNÁCULAS
PRODUÇÃO JURÍDICA
JUIZADO
ESPECIAL CÍVEL (O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS)
e os mais,
na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free
to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week!
Maria da Gloria
Perez Delgado Sanches
Nenhum comentário:
Postar um comentário